Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +
No comando: Programação de Exemplo

Das 00:00 às 24:00

Menu

Gabriel Boric, candidato da esquerda, é eleito presidente no Chile

Por volta das 19h30, Boric já estava na dianteira na apuração com cerca de 54% dos votos; Kast já reconheceu derrota

Catarina Barbosa – Rede Brasil de Fato | Belém (PA) – Foto: Cláudio Reyes / AFP

Nesta noite de domingo (19), encerrou-se a votação que decidiu o novo presidente do Chile na disputa entre o candidato de esquerda Gabriel Boric e José Antonio Kast, da extrema direita.

De acordo com o site Decide Chile, já por volta das 19h30 (horário de Brasília), era possível afirmar que Boric era o vitorioso da eleição. Com quase todos os votos apurados (90%), o candidato da esquerda consolidou uma vantagem de 10% do total. Boric teve 55,7% dos votos, contra 44,3% de Kast. Nesse ponto, inclusive, o candidato da extrema direita reconheceu a derrota e parabenizou Boric.

Como foi a votação

A votação foi tumultuada pela falta de transporte público. A hashtag #SueltenLasMicros (“liberem os ônibus”) e #Boric ganharam repercussão no Twitter com uma série de denúncias acerca da redução da frota da ônibus em Santiago, capital do Chile, neste domingo (19) durante a votação.

Além de denuncias nas redes sociais, o comando de campanha de Gabriel Boric denunciou uma redução de pelo menos 50% na circulação de ônibus na cidade e uma diminuição também em outras cidades, entre elas, Valparaíso, Rancagua e Viña del Mar.  O ato prejudica a locomoção de eleitores e consequentemente poderão refletir no resultado das eleições.

 

Saiba Mais Aqui

 

Edição: Arturo Hartmann / Rede Brasil de Fato e Web Rádio e TV Muira-Ubi

Deixe seu comentário: